Funções SafeLan.

Cable Test

Avalia a perda de ‘pacotes’ no cabeamento e/ou interfaces de rede. O produto se baseia na ferramenta estatística “pathping” do Sistema Operacional, onde aprimora essa estatística gerando “loop logs” das perdas encontradas em cada IPv4 de todos os segmentos na rede. Pelo Menu da ferramenta SLreport é possível extrair relatórios em cima dos “loop logs” (tipo todos os hosts com perda ou todas as ocorrências de um determinado IP com ou sem perda). Esse Menu permite ainda extrair relatórios em cima da Tabela de Hostnames como, "Todas as ocorrências com DNS PTR -NULL-", etc.

No arquivo SafeLan.txt é possível ajustar o volume de queries ICMPv4, tanto para o horário diurno quanto noturno.

Ghost Hunting

Busca continuamente por todos os IPv4 em diversos segmentos da rede através da ferramenta “ping” do Sistema Operacional e no segmento onde a máquina de Monitoria tiver uma interface de rede, buscará também por hosts que não respondem ao ‘ping’ através de uma técnica de camada 2 na tabela ARP (semelhante ao ‘arping’ do Linux). O tempo médio de varredura é de 15 minutos para um segmento /24 e na função 'Only Ghost Hunting'.

  • Lógica para o Ghost Hunting:

Para o SafeLan, fantasma é qualquer host numa rede corporativa que não tenha nome, ou seja, não tenha um registro tipo PTR no DNS batizando o IP do host. São dois os tipos de fantasmas para o SafeLan, aquele que responde ao ping, onde o alerta recebido nos Smartphones é Amarelo e tem aquele que sequer responde ao ping mas está vivo na camada 2 respondendo ao protocolo ARP, e nesse caso o alerta recebido nos Smartphones é Vermelho. Ambos os casos são para hosts já vistos anteriormente pelo SafeLan.

É possível colocar um determinado IP em uma única lista de exceção para esses dois tipos de fantasmas, onde dessa forma os alertas não são mais enviados para os Smartphones. Essa exceção nunca atua quando o binário IP/Hostname ainda não existe na tabela de Hostnames do SafeLan, garantindo assim que pelo menos uma vez o administrador seja notificado e tome conhecimento do que está entrando nessa na tabela e portanto, pode ser um host novo ou previamente existente em sua rede. Nesse caso os alertas serão Amarelo quando o host já tem um nome definido e Vermelho quando não tem.

Considerando que geralmente os DNSs não estão bem organizados e integrados com o DHCP, e sabendo que o processo de ‘Scavenge’ (limpeza automática do DNS para chegar a uma boa integração com o DHCP) pode chegar a um mês ou mais, o SafeLan permite uma outra forma de execução mais “Silenciosa”, indicada para esse primeiro mês, onde somente os alertas do tipo Vermelho continuam sendo enviados aos Smartphones independente do binário IP/Hostname já existir na tabela de Hostnames, evitando assim uma trabalhosa manutenção na lista de exceções do Ghost Hunting nesse primeiro mês. Ao final de cada loop é sempre enviada uma estatística básica para os Smartphones, que permite ao administrador acompanhar isso loop by loop, day by day (*ao término de cada loop também é enviada uma estatística básica para a função Cable Test). Passado um primeiro mês, pode-se então voltar a execução normal do SafeLan, menos silenciosa, onde talvez um caso ou outro mereça uma atenção especial e seja agora colocado em exceção. Essa é a lógica do Ghost Hunting do SafeLan!

O perigo de um host indesejável na sua rede não se limita somente à exposição dos seus dados mas também quanto ao uso fraudulento do seu link. Por exemplo, um hacker acessando contas bancárias para transações indevidas, 'hackeando' sites, 'hackeando' outras redes, agências governamentais mundo afora, etc. Tudo isso saindo pelo endereço IP da sua conexão Internet!!

Tabela de Hostnames

Todo dia 01, 09, 17 e 25 ou dias ímpares, é enviada por e-mail uma tabela de Hostnames com tudo que o SafeLan encontrou na rede. Essa tabela contém sempre a data e hora da última vez que um host foi visto. Ao término de cada varredura é feita uma limpeza automática mantendo sempre as ocorrências mais recentes de cada endereço IP e ainda com mês igual ou anterior ao mês corrente.

Também é possível receber por e-mail essa tabela a partir do aplicativo Pulseway instalado nos Smartphones!